sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dizem




A juventude atual sofre da orfandade de astros. Não os atores globais, cantores de micareta e modelos de anzol que permeiam a mídia contemporânea. Falo de astros que tragam identidade,mudança de postura e forma de pensamento. Astros que, como a palavra diz, tragam uma luz para o pensamento futuro. Hoje, o referencial vem do mundo do ibope, onde o dinheiro vale muito mais do que uma música bem tocada ou um pronunciamento que comova uma pátria. Daí pessoas como Ivete Sangalo, Caio Castro, Claudia leite, e muitos outros, se tornam símbolos de uma geração; são vozes  que a juventude toma como base para alinhar seu caráter e postura. São vozes que não dizem nada ou, quando “dizem”, falam muito pouco.
Nenhuma dessas vozes trazem consigo o referencial da palavra. São idolatrados pelo cabelo, estilo de roupa e jeito de sorrir, mas não pela imposição social ou criativa. Não colocam suas lamúrias para fora tentando “acordar os guerreiros” que adormecem, cada vez mais, no mecanismo do inconsciente coletivo que, ao contrário do que “dizem”, está inserido como uma bomba relógio no cotidiano global.
Todo esse contexto colabora de forma definitiva para criar a sociedade do “dizem”. Como a música de Arnaldo Antunes mostra, todos se preocupam com o que os outros “dizem”. A roda gigante da lamentação parece chegar a seu ponto definitivo.
A falta de opinião própria, postura própria e ideologia própria, faz com que a roda da fortuna da droga vire um nicho mercadológico onde o lucro vem, como poucos pensam, da postura psicossocial do individuo.
O castelo de cartas dessa geração desaba no momento em que o vazio abate sua alma por passar anos em volta dessa roleta russa onde todos “dizem” o que fazer e ninguém pergunta, para o sujeito de 15 anos, o que ele quer fazer...
O objetivo desse blog será “dizer”, com todas as letras, como sair dessa panela de pressão. Com a experiência que tive com as drogas, espero, do fundo do meu coração, ajudar vários “thiagos” a descobrir que além da droga há uma vida. Mas do que isso, descobrir que além da droga há uma alma que “dizem” não ser nada, ou servir para nada, mas, que no fundo, tem um cunho intuitivo e de importância que vai além desse mundo.

(Clique abaixo para assistir ao vídeo: Dizem  - Arnaldo Antunes)



Um comentário:

  1. Parabens pelo Projeto com certeza você ajudará os Thiagos que estão enrustidos e com medo ou insegurança de serem verdadeiros com receio por conta de julgamentos ou criticas, ou simplesmente por viverem no mundo do que os outros dirão !!! Parabéns pela autenticidade.

    ResponderExcluir